RSS

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bolo prestígio de festa


Ingredientes

Creme

3 claras 
meia xícara (chá) de açúcar 
1 lata de Creme de Leite 
2 xícaras (chá) de coco em flocos seco

Massa

meia xícara (chá) de manteiga 
1 xícara e meia (chá) de açúcar 
6 ovos 
meia xícara (chá) de leite 
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó 
meia colher (sopa) de fermento químico em pó 
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
Cobertura1 lata de Creme de Leite 
1 tablete de nestlé clássico meio amargo picado

Montagem

meia xícara (chá) de leite 
2 colheres (sopa) de leite de coco 
coco ralado para decorar
raspas de chocolate para decorar


Modo de Preparo

Creme

Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para aquecer (cerca de 3 minutos), sem deixar ferver. Retire do fogo e transfira ainda quente para uma batedeira, batendo até que a tigela da batedeira esfrie e forme um merengue. Junte o Creme de Leite, o coco e misture delicadamente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de rechear o bolo.

Massa

Em uma batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo e o Chocolate em Pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture. Por último, junte o fermento e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje em uma forma redonda (28 cm de diâmetro), untada e polvilhada e leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve.

Cobertura

Em um recipiente, junte o Creme de Leite e o Chocolate Meio Amargo e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre até formar um creme liso e homogêneo. Retire do fogo e reserve.

Montagem

Corte o bolo já frio em três partes, no sentido horizontal. Forre uma forma redonda (28 cm de diâmetro) com filme plástico, coloque uma das partes do bolo e umedeça com o leite misturado com o leite de coco. Espalhe metade do creme de coco, cubra com outra parte de bolo e volte a umedecer. Coloque o restante do creme e termine com a última camada de bolo. Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 3 horas. Desenforme o bolo sobre um prato de servir, espalhe a cobertura, decore com fitas de coco fresco e sirva a seguir.

3 comentários:

chris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
chris disse...

amei seu cantinho passei para conheçer e fiquei por aqui mesmo, estou te seguindo para nao perder nadinha de nada pq é um crime se ficar longe deste seu cantinho !!

caradecarrapato disse...

Esse bolo fica delicioso. Vou fazer pra ceia de natal.

Postar um comentário